quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Arroz de risoto [Risotto rice]

O verdadeiro risoto é feito com o arroz arbóreo. Na realidade os chefs podem te crucificar se você ousar dizer que o risoto pode ser feito com outro arroz que não seja o arbóreo. Pois bem, podemos usar sim o arroz agulhinha, aquele da nossa rotina para simularmos um risoto. E sinceramente, engana bem. Isso é bom para aqueles que não podem dispor do arbóreo a qualquer momento, ou porque falta na sua localidade ou é como eu, estudante. Hoje escreverei somente a base do risoto que pode ter inúmeros sabores. Irei aos poucos trazendo as várias possibilidades. AGORA, se você decidir realmente preparar um risoto, esqueça tudo ao seu redor, se possível nem respire, porque quando começar a mexer o arroz só vai poder parar quando estiver pronto. Caso contrário, esqueça. Vai grudar do fundo o arroz vai quebrar, credo! Então deixarei as duas receitas (arbóreo e arroz normal) para que escolham da melhor forma possível. E não esqueça, não respire. Abraço!


RISOTO COM ARROZ ARBÓREO

1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 colher (copa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
1/2 cebola picada
500 ml de água fervente
Sal à gosto
RISOTO COM ARROZ COMUM

1 xícara (chá) de arroz branco agulhinha
1 colher (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
1/2 cebola picada
400 ml de água fervente
100 ml de leite
Sal à gosto


Mãos à obra:

Risoto com arroz arbóreo.
Esquentar o azeite em uma panela de boca aberta e rasa, juntar a cebola picadinha, refogar até começar a ficar transparente. Adicione o arroz e refogue por 2 min. Aos poucos vá juntando a água com auxílio de uma concha ou algo parecido e mexendo sem parar, como um mingau. Acerte o sal. Nunca deixe secar a água quando começar a sumir a água adicione mais. O arroz estará pronto quando estiver ao dente.

Risoto com arroz normal.
Esquentar o azeite em uma panela de boca aberta, juntar a cebola picadinha, refogar até começar a ficar transparente. Adicione o arroz e refogue por 2 min. Adicione água até 1 dedo acima da superfície do arroz. Quando você perceber que não há mais água acima da superfície comece a mexer sem parar, como um mingau. Nunca deixe secar, quando começar a sumir a água adicione ao poucos. Quando você perceber que o arroz está começando a dar liga, ou seja ficar molinho e soltar amido, passe a adicionar leite aos poucos também, deixe a água de lado. Até obter um arroz ao dente.

Serve 3 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário